sexta-feira, 31 de maio de 2013

Por que "Chevalier"?

Logo depois da grande depressão Americana, a Ordem DeMolay procurou retomar seu crescimento. A Legião de Honra já existia, mas sentia-se falta de uma honraria semelhante aos mais jovens, visto que a média de idade dos legionários era de 30 anos. O nome “Chevalier surgiu de um diálogo entre Tio Clarence Barnickil e Tio Frank Sherman Land neste sentido:

Ir. Clarence perguntou: E os jovens? Se a Legião de Honra foi criada para os mais velhos, porque não criar alguma coisa semelhante para os mais jovens? 
Tio Land respondeu: Você está certo, Clarence. Eu conversei com algumas pessoas e achamos que deveria existir outro prêmio. Talvez um grau para reconhecer a liderança DeMolay - e continuou - você se lembra dos anos 20, quando alguns de seus amigos foram selecionados para ajudar na iniciação e no meu trabalho? Para identificá-los como líderes, vocês usavam um boné amarelo em todas as reuniões. Você se lembra?
Tio Land sorriu e disse: E como eu os chamava? Você se lembra do que estava escrito no boné?
Ir. Clarence respondeu: Claro que me lembro. Eles eram iguais aos do rito Escocês, a única diferença era a cor.
Ir. Clarence: Sim. Era Chevalier! 

Esta foi a primeira cerimônia escrita sem Frank Marshall. A cerimônia é bem menor que a Legião de Honra e possui profundo significado religioso. Pela primeira vez em uma cerimonia DeMolay cita uma parte inteira das escrituras.




PROCURA-SE UM MESTRE CONSELHEIRO

Não precisa ser perfeito, mas que não seja medíocre. Não precisa ter o Grau Honorifico Chevalier; basta ser Grau DeMolay, precisa gostar de aprender e ter imensa vocação para ensinar, principalmente por seus exemplos.
Não precisa ser eloquente tribuno, mas deve falar, calar e agir certo nos momentos certos. Precisa saber sorrir e não ter pejo de chorar pela infelicidade e dor alheia. Deve conhecer e reconhecer suas limitações e fazer de tudo para superá-las.
Procura-se um Mestre Conselheiro, com disposição indomável para combater, sem tréguas, o vício, a corrupção, o crime, o lucro fácil e suas próprias ambições pessoais.
Que seja sempre encontrado ao lado dos enfermos, fracos e famintos de pão e justiça.
Que respeite seu próximo independente de cor, posição social, credo ou idealismo político.
Que respeite e preserve a natureza e os animais.
Procura-se um Mestre Conselheiro, para amparar e ouvir seus irmãos, guardando como segredo de confissão, suas fraquezas, mas enaltecendo para todos suas virtudes.
Precisa gostar e conhecer, profundamente, Liturgia e Ritualística, combatendo o obscurantismo, a intolerância, o fanatismo, as superstições, os erros, as más lendas e invencionices.
Procura-se um Mestre Conselheiro, que não encerre os trabalhos com pressa por que tem que ir para uma “balada” para não golpear a harmonia ritualística do Capítulo. Que Sessões Magnas Cívicas com a presença de profanos para difundir o ideal DeMolay e que respeite a soberana decisão do Capítulo e dos altos corpos DeMolays (Supremo Conselho e Grandes Conselhos Estaduais/Distrital ).
Procura-se um Mestre Conselheiro, não precisa ter alto status, mas tem que estar despido de todas as vaidades. Que seja ponte-de-união entre Capítulos, Irmãos e Profanos, e nunca espinho-de-discórdia. Pode já ter sido enganado, mas não pode nunca ter enganado. Deve saber perdoar e saber pedir perdão.
Procura-se um Mestre Conselheiro, não precisa ser financeiramente rico, mas não pode ser espiritualmente pobre. Precisa ser puro de sentimentos e deve ter como o grande ideal de sua vida a Ordem DeMolay. Deve prestar auxílio aos Irmãos visitantes e fazer com que os mesmos se sintam como se estivessem em seus Capítulos.
Adicionar legenda
Procura-se um Mestre Conselheiro, para incentivar a presença e o trabalho filantrópico dos Tios, Tias, primos e irmãos. Que se preocupe com a educação Profana e DeMolay dos Irmãos.
Procura-se um Mestre Conselheiro, que não dê o valor a parâmetros luxuosos. Que goste mais de encargo do que de cargos e pompas, mas que desempenhe com abnegação e fidelidade todos os encargos de tão nobre cargo. Que ao término do seu mandato prefira ser Sentinela, em vez de Mestre Conselheiro de Honra. Pode ser eleito pela primeira vez e admite-se até que reeleito não tenha sede de perpetuar-se no “poder”.
Procura-se um Mestre Conselheiro, que, imitando o apóstolo Pedro, seja e ensine a seus Mestres a serem pescadores de jovens no mundo profano.
Procura-se um Mestre Conselheiro, que gosta de ser chamado de irmão e que realmente sinta em seu coração toda a vibração e plenitude do que é ser um verdadeiro irmão.
Procura-se um Mestre Conselheiro, que não viva preso às lendas e histórias da Ordem DeMolay do passado, mas que escreva a mais bela página da Ordem DeMolay do presente.
Procura-se um Mestre Conselheiro, que nos abrace sorrindo, chorando ou enxugando nossas lágrimas, para termos a inabalável certeza de que a Ordem DeMolay é realmente, a formadora de gerações de homens que honram as Liberdades Civil, Intelectual e Religiosa.

Sutil adaptação do Texto “Procura-se um Venerável” do Ir .’. Gabriel Campos de Oliveira Divinópolis-MG- Brasil. Adaptado por Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá – Ex-Presidente da ADAB, Mestre Maçom da ARBLS Alvorada nº 01-MRGLMDF e atual Grande Mestre do Grande Conselho Distrital da Ordem DeMolay.

Rito de York e a Ordem DeMolay na Bahia

No começo do mês, dias 04 e 05 de Maio, foi instalado na Sede da Grande Loja do Estado da Bahia o Capítulo “Companheirismo Bahiano” Nº62 de Maçons do Real Arco. Ao todo, 34 Irmãos Mestres Maçons da GLEB, entre eles muitos Veneráveis Mestres e membros de sua Alta Administração, passaram pelas cerimônias dos 04 graus que compõem o Real Arco norte-americano e participaram no domingo da Instalação do Capítulo, na qual tomou posse como Sumo Sacerdote o Companheiro Santo Ádamo. Esse importante evento na história da Maçonaria Baiana teve início na sexta-feira, dia 03 de Maio, quando o Sereníssimo Grão Mestre da GLEB, Mui Respeitável Irmão Jair Tércio, recebeu em seu gabinete a comitiva de autoridades do Real Arco, ratificando a disponibilidade das instalações da GLEB para a realização das cerimônias, justificando sua ausência durante a programação, e oferecendo o apoio de sua administração para a expansão do Rito de York em solo baiano.As cerimônias dos graus foram realizadas por equipe composta por companheiros de Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro e Brasília e a instalação foi presidida pelo Grande Sumo Sacerdote do Real Arco no Brasil, Mui Excelente Companheiro Luiz Sérgio Rodrigues de Jesus, auxiliado pelo Grande Mestre Adjunto da Maçonaria Críptica do Brasil, Mui Ilustre Companheiro Kennyo Ismail. Registrou-se também a presença de autoridades maçônicas prestigiando o evento, como a do Irmão Miguel Marinho Neto, Grande Tesoureiro do Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil; do Irmão José Henrique Pereira Prata, Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe; e do Irmão Onildo Silva Almeida Filho, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente da Paraíba. Parabéns a todos que participaram dessa grande iniciativa. Esperamos que o Capítulo “Companheirismo Bahiano” seja o primeiro de muitos passos na Jornada do Rito de York na abençoada Bahia.

O Sumo Sacerdote Tio Santo Ádamo ladeado do Grande Sumo Sacerdote do Real Arco no Brasil, Tio Luiz Sérgio Rodrigues e do Grande Mestre Adjunto da Maçonaria Críptica do Brasil, Tio-Irmão Kennyo Ismail

Campanha “Esvaziem seus armários, Encham seus Corações”

O Gabinete Estadual da Ordem DeMolay para o Estado da Bahia, considerando, o grande número de moradores de rua, enfermos e desabrigados do nosso estado, a proximidade das épocas frias e chuvosas, encoraja todos os demolays da Bahia a fazerem valer a terceira virtude cardial, ampliando assim a oportunidade de fazer o bem ao próximo, principalmente aos que não possuem bens, nem materiais efetivos contra o frio e a chuva.



Arregaçar as mangas e arrecadar roupas!!

Vamos movimentar as ruas de nossas cidades com um show de solidariedade!!

Mais informações no Edital (https://www.dropbox.com/s/hq0u1ekbg0ydpjr/CI%2006%20-%20Campanha%20do%20Agasalho.docx.pdf) ou com os Mestre Conselheiros Estaduais e com o Secretário de Ação Social do Gabinete Estadual sobrinho sênior Lázaro Rios, do Capítulo Ibicaraí.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

CAPÍTULO COARACI EM ALTA

No último sábado, 25 de maio, os membros do Capítulo Coaraci Nº 741, do Oriente de Coaraci se reuniram para iniciar jovens daquele Município em suas fileiras

Estiveram presentes tio Antônio Profeta, Oficial Executiva da 1ª OFEX, tio Alberto Câmpello, Consultor do Capítulo Itabuna, nº40, tio Hamurabe Presidente do Conselho Conultivo, tio Samuel Costa Venerável Mestre da Loja Filhos da Acácia (patrocinadora do Capítulo Coaraci) entre outros tios maçons de lojas da Oficialaria, e a reunião fora presidida pelo sobrinho Antônio Castro Alves, Mestre Conselheiro do Capítulo.



A cerimônia foi bem apresentada por todos os oficiais, onde todos em suas palavras parabenizaram o MC e também o os Oficias pela condução dos trabalhos.

Vale ressaltar que a atividades começaram logo por volta das 14h com o acampamento do Priorado Nobres Cavaleiros da Terra Santa, contando com um grande número de Seniors Cavaleiros, Mestres Maçons, e autoridades maçônicas e demolays.

O Capítulo ainda fora abrilhantado pelo concessão de Chevalier ao Tio e também Sênior Demolay Antônio Pimenta Neto e também pelo lançamento da Campanha "Todos contra as Drogas" pelo PCC do Capítulo Tio Hamurabe.










Parabéns ao novos sobrinhos e aos DeMolays do Capítulo Coaraci 
pelo excelentes trabalhos que vem desenvolvendo 
na cidade e pela Ordem Demolay!!

DM EM AÇÃO - Transpirar para Inspirar

Durante a abertura do XIV Congresso Baiano da Ordem DeMolay foi lançado o mais novo projeto social para a Ordem DeMolay Baiana, que foi proposta pelo GCE-BA, tendo como responsável pelo projeto o tio Saulo Santos Vieira Grande Tesoureiro Estadual.
O “DM em Ação – Transpirar para Inspirar” tem como objetivo proporcionar à sociedade baiana, em que cada capitulo da Ordem DeMolay está inserido, um dia de assistencialismo co-participativo e integrado. 

Assistencialismo porque será oferecido aos cidadãos, oportunidade de terem acesso aos seguintes serviços nos blocos, abaixo relacionados.

O evento é co-participativo e integrado porque tanto os participantes como os colaboradores, mutuamente, receberão os benefícios dos assistencialismos prestados. Tanto por satisfação pessoal, por parte dos colaboradores, tanto pela sensação de inclusão social, por parte dos assistidos.

O projeto completo o qual os Capítulos deverão usar está na área restrita do site do GCE/BA (www.demolaybahia.org.br), os Mestres Conselheiros poderão fazer o download e colocar as atividades em ação para que no dia 21 de setembro o trabalho seja colocado em prática em todos os Capítulos da Bahia.

O link para a inscrição dos coordenadores é este:

XIV Congresso Baiano da Ordem DeMolay


Neste último fim de semana, durante os dias 17, 18 e 19 de maio na cidade de Itabuna-Bahia aconteceu o XIV Congresso Baiano da Ordem DeMolay, mais conhecido como CONBODe, apelido este que foi dado justamente na cidade de Itabuna durante o Congresso Estadual no ano de 2005. O Congresso teve como tema a seguinte frase: “De volta as origens”. Pelo fato de que na cidade foi instalado o primeiro Capítulo da Bahia, o Itabuna Nº 40.
Estiveram presentes no evento o Grande Mestre Nacional Adjunto Omar Rogério Pereira Barbosa, o Mestre Conselheiro Nacional Paulo Rafael Mesquita, o Presidente da Universidade DeMolay e da Comissão de Educação do SCODRFB Eduardo Raslan, Zairo Farias Administrador do SCODRFB levando o DeMolay Shop, os Grandes Mestres da Bahia Thiago Teixeira Souza e Eurico Vitor Ramon, o Grão-Mestre do Grande Oriente da Bahia (GOBA) Gilberto Lima da Silva, o Presidente da Comissão de Assuntos Para maçônicos da Grande Loja do Estado da Bahia Santo Ádamo Nunes de Oliveira, o Grão-Mestre Adjunto do Supremo Grande Conselho dos Maçons Crípticos do Brasil Kennyo Mahmud Ismail, os Mestres Conselheiros Estaduais Vinicius Leite Moitinho e Glênio Silva, o Presidente da Alumni Bahia Rômulo Almeida, ainda estiveram presentes João Domingues Grande Mestre Estadual Adjunto do GCE-Góias e Osvaldo Leite candidato a Mestre Conselheiro Nacional 2013-2014.
O Congresso teve abertura no dia 17, sendo presidido pelo MCE Vinicius Moitinho, durante foi apresentado aos presentes o grandioso projeto social que o GCE-BA preparou para que os Capítulos coloquem em prática, exatamente no dia 21 de setembro de 2013, o DM EM AÇÃO – TRANSPIRAR PARA INSPIRAR! Ainda foi homenageado o Grande Secretário Estadual do GCE-BA Társis Valentim Pinchemel, sendo escolhido para ser o patrono e dá seu nome ao primeiro Capítulo Estadual da Bahia, o qual foi escolhido no dia posterior.
Ainda na sexta feira (17) logo após o jantar de abertura, o Capítulo Companheirismo Bahiano dos Maçons do Real Arco nº 62, o qual na maioria tem como membros Sêniores DeMolays realizaram a cerimônia de adiantamento ao grau de Mestre de Marca, sendo adiantados no momento onze Mestres Maçons, sendo dois deles os Grandes Mestres Thiago Teixeira e Eurico Vitor.
Durante o sábado (18) ocorreu a Assembleia Estadual onde foi feita a alteração estatutária do Estatuto Social da Bahia e a eleição para o Gabinete Estadual para gestão 2013-2014 sendo os jovens Vitor Oliveira Silva e Gustavo Henrique escolhidos pelos MC’s e PCC’s para substituir Vinicius e Glênio. Ainda nas atividades do sábado ocorreram as oficinas da Ordem da Cavalaria tendo como mediador o Coordenador Estadual Cavalaria Loredo Vila Verde, nessa oficina teve uma palestra sobre Cavaleiros Templários, ministrado pelo Grão-Mestre Gilberto Lima, o MCN Paulo Mesquita mediou à oficina para os DeMolays ativos ministrando a palestra com o tema Juntos Vamos Mais Longe – Motivação x Evasão. Eduardo Raslan prendeu a atenção de todos realizando uma palestra que foi um dos grandes ápices do evento. Durante a tarde, o GCE-BA realizou a sua Sessão Anual, momento em que mostrou todas as suas atividades que foram desenvolvidas durante esse primeiro ano de gestão. Um dos momentos mais esperados pelos DeMolays durante o sábado foi o primeiro Torneio ritualístico do estado, o qual escolheu 23 jovens para assumir o primeiro Capítulo Estadual da Bahia. No fim da tarde todos foram para o auditório principal e assistiram o nosso iluminado GMNA Omar Rogério, o qual prendeu a atenção de todos com os projetos do SCODRFB e sua candidatura ao cargo principal do Supremo. Fechando o sábado, foram realizadas as cerimônias do segundo grupo do Elo Histórico das Sublimes Ordens (Cavaleiro da Fidelidade, Chama Imortal e Cavaleiro da Tríade), realizadas pelo grupo nomeado pelo então GME Santo Ádamo, denominados de Confraria dos Onze Eleitos.
No domingo (19) foi realizada a cerimônia de encerramento do grandioso evento que ficou marcado como um dos melhores ConBODes que a Bahia já teve. Inicialmente foram empossados no Capítulo Estadual ‘Társis Velentim Pinchemel’ todos os DeMolays que ganharam o Torneio ritualístico no sábado, sendo os primeiros da Bahia. Logo após foi realizado a cerimônia de posse dos Mestres Conselheiros Estaduais eleitos para o Gabinete Estadual gestão 2013-2014, Vitor Oliveira Silva e Gustavo Henrique. O então Past MCE Vinicius Moitinho, Representante DeMolay, auxiliado pelo também RD Marcelo Gustavo fizeram a cerimônia da entrega do prêmio aos jovens Glênio Silva (PMCEA) e Gustavo Henrique (atual MCEA). O Sênior DeMolay Vinicius Moitinho deixou o cargo de MCE e assumiu a presidência da ADA-BA. Um dos momentos mais esperados foi a cerimônia de investidura ao Grau de Chevalier, realizado pela “Corte Estadual” liderada pelo GME Thiago Teixeira como Grande Comendador do Leste, todos os presentes ficaram na grande expectativa para saber quem seriam os escolhidos para tal honraria, numa cerimônia realizada com perfeição seguindo a risca o Monitor de Cerimônias, a Corte investiu naquele momento os irmãos Saulo Santos Vieira (GTE), Vitor Oliveira Silva (atual MCE), Daniel Parente Morais (OE 9ª OFEX), Rômulo Almeida (Ex – Presidente da ADA-BA), Pedro Trindade (Sênior DeMolay) e Isaac de Belchior (PCC do Capítulo União e Sabedoria). Logo após foram entregues vários prêmios e homenagens para os membros que compõem a Ordem DeMolay na Bahia.

Fonte: demolaybahia.org.br