quinta-feira, 7 de junho de 2012

Diferença entre Patriotismo e Nacionalismo


Muitos irmãos confundem Patriota com Nacionalista, é um erro normal.
DeMolays, nossa 7ª virtude é o Patriotismo, mas isso não significa que um DeMolay não possa ser nacionalista! Acho válido entender a diferença entre eles.
O termo patriota vem do radical latino “pátria” = país natal. É o sentimento de amor à Pátria. É um amor que não visa vantagens pessoas, é capaz de sacrifício, inclusive o da própria vida! Esse amor é para todas as horas, um patriota não abandona seu país em momentos ruins.
O patriota sabe que existem outras pátrias poderosas, e isso não cria um sentimento de frustração, raiva e rivalidade com os outros países, isso faz com que desperte um estímulo para trabalhar mais para a grandeza de Sua pátria.
Diferente do Patriotismo, o Nacionalismo se manifesta como uma espécie de estado febril do Patriotismo, que se faz sentir em determinados períodos da História de um povo, especialmente por ocasião das lutas pela emancipação política ou econômica.
O Nacionalismo é um fenômeno psicossocial de exaltação da própria nação. Por vezes, quando captado por pessoas dotadas de maior capacidade para sentir e exprimir em conceitos as vivencias coletivas, chega a se formular em termos de uma doutrina
 Nacionalismo é uma forma aguda de sentimento patriótico, que emerge nos momentos de crise nacional, propicia e acompanha as fases de mais intenso desenvolvimento. É de si, um fenômeno sadio, sempre que conserva a necessária lucidez para não descambar em formas exageradas de chauvinismo e xenofobia.
Ser patriota é sadio, se todos cidadãos fossem patriotas, com certeza, todos iriam batalhar por uma melhoria no atual sistema político.
Em uma conversa com um amigo meu da Alemanha que passou 1 ano na minha casa como meu irmão intercambista (ou como a gente chama Exchange brother) Class Gerrit Schetzkens. Ele me disse que lá na Alemanha, as pessoas tem muito esse sentimento patriota, mas evitam ao máximo demonstra-lo, pois as pessoas de fora podem achar que eles são nazistas/neo nazistas, isso desde a 2ª Guerra Mundial.Aqui no Brasil temos como mostrar esse sentimento patriota, sem ninguém pensar que somos grupos neo nazistas, agora falta o interesse a população em geral, mas com certeza, DeMolays, fazemos a diferença!
Por Deus, pela PÁTRIA, e pela causa da Ordem DeMolay !

Sir João Paulo Hoffmann Cruz
Capítulo Itabuna, nº 40.
Priorado Nobres Cavaleiros da Terra Santa, nº 148.


Nenhum comentário:

Postar um comentário