quarta-feira, 6 de junho de 2012

Origem da Ordem DeMolay na Região Sul da Bahia.


Região que se construiu a base da lavoura cacaueira, tem Itabuna como principal cidade, localizada à 441 km da Capital, Salvador. Porém foi no ano de 1985 que a sociedade juvenil da Região, ou melhor, a cidade de Itabuna, teve a honra de receber uma Ordem desconhecida até então, que viria para mudar a vida de centenas de jovens. No dia 30 de novembro de 1985 foi fundado e instalado o Capítulo Itabuna Nº. 40 da Ordem DeMolay, Mater da Bahia, patrocinado pela Loja Maçônica Areópago Itabunense.
A partir deste dia começou a disseminação da Ordem DeMolay em todo estado, principalmente na região Sul. Com o decorrer do tempo, Capítulos foram sendo criados, novas Lojas foram encorajadas a serem anfitriões de jovens que viriam para serem exemplos na sociedade em que viviam. Foram Instalados os Capítulos: Itajuípe Nº. 069, Ilhéus Nº. 068, Buerarema Nº. 064, Ilhéus Nº. 058, Uruçuca Nº. 290, Clodoaldo Lira Rocha (Gandu) Nº. 251, Coaraci N°.741 Ibicaraí Nº.290.
A partir destas Organizações Jurisdicionadas foram aparecendo as ramificações da Ordem DeMolay que são os Priorados, na época chamados de Conventos, que são os responsáveis por fazer a Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, apelidada de Ordem de Cavalaria, o pioneiro foi o Convento (Priorado), Clovis de Souza Lino no município de Ilhéus, não tendo muito sucesso em seus trabalhos e suas portas sendo fechadas e seus cavaleiros migrando para Convento Ave Fênix que viria a ser criado anos depois na cidade de Buerarema, apesar de seus cavaleiros bastante empolgado e responsáveis, por motivo de força maior este também veio a cair. Muitos ano depois sem a participação da Ordem de Cavalaria na Região, esta veio a se erguer novamente no ano de 2010 com Priorado dos Nobres Cavaleiros da Terra Santa Nº. 148, na cidade de Ibicaraí, que se mantém forte em seus trabalhos.
Outra ramificação da Ordem DeMolay são as Cortes Chevalier’s, que são Organizações que reúnem aqueles que recebem o mais alto Grau da Ordem DeMolay, a Honraria do Grau Chevalier, tendo em nossa Região a Corte Chevalier Mestre Conselheiro Gilberto Luiz Nascimento Nº. 017, na cidade de Itabuna.
Para completar o time de Organizações que são derivadas da Ordem DeMolay, no ano de 2012 foi instalado na cidade de Ibicaraí, patrocinado pelo Capítulo local, o Castelo Esperança da Terra Santa Nº. 020 da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda, o 2º do estado, que abriga jovens de 9 a 12 anos incompletos.
Apesar de um período turbulento que se passou nesta região, a partir de trabalhos feitos em conjunto, todos os Capítulos tiveram como se destacarem e seus trabalhos, fazendo com que estes fossem notados em todo o estado. Apesar de todos os esforços para que os Capítulos estivessem fortes em seus trabalhos, por motivos de força maior, no momento se pode contar com o auxílio dos Capítulo Ilhéus e Uruçuca que estão inativos.
Porém o Gabinete Regional, dirigido pelo Irmão Lázaro Rios e a Oficialaria Executiva da Região representado pelo Tio Ícaro Emanoel, já tem como planos primordiais para esta gestão, a reinstalação dos Capítulos Inativos e a Instalação de novos, como o Capítulo na cidade de Camacan que já está preste a ser fundado e virá a contribuir bastante para o maior desenvolvimento desta região que no ultimo ConBODE (Congresso Baiano da Ordem DeMOlay) na cidade de Feira de Santana, foi reconhecida pelo GCE-Ba (Grande Conselho Estadual da Bahia) como a MELHOR REGIÃO ADMINISTRATIVA DA BAHIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário